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Muito tem se falado a respeito de transformação digital, mas na prática como isso impacta o seu negócio?

Em conceito, transformação digital é fazer o melhor uso das tecnologias atualmente disponíveis para otimizar processos, melhorar o desempenho e aumentar o alcance de seu negócio.

Com tantas ferramentas e recursos existentes, muitas vezes fica difícil escolher a melhor opção, que nem sempre está no melhor custo/benefício. E que também por vezes não está nem na ferramenta nem no recurso. É preciso inicialmente entender que processo de negócio precisa ser otimizado e com qual objetivo. Tecnologia pela tecnologia não é transformação digital nem vai resolver os problemas do seu negócio.

Se você encontra uma ferramenta fantástica ou uma metodologia que promete resolver seus problemas, e os processos e objetivos do seu negócio não estiverem claros, é mais provável que você acabe por automatizar um problema a invés de ter um processo que ajude seu negócio a ter melhores resultados.

E como a tecnologia pode ajudar minha empresa a vender mais?

O primeiro passo é ter clareza da jornada de compra de seu cliente. Qual é o primeiro ponto de contato dele com seu negócio? Quais são as principais dores e motivações que levam ele a se interessar pela sua solução?

Ter um site orientado a vendas com uma abordagem centrada no problema do cliente é o início do processo de transformação digital, ou seja, o uso da ferramenta (site) casada com um processo de negócio (abordagem comercial). Para saber como viabilizar este processo, confira nosso artigo – Aumente suas vendas usando uma estratégia inteligente de marketing digital.

Supondo que um potencial cliente chegou até seu site, se interessou pelo seu negócio mas não tem certeza se atende a sua necessidade, o que ele irá fazer? Na melhor das hipóteses ele pode enviar um e-mail lhe questionando sobre a aplicação de sua solução e na pior das hipóteses ele irá buscar outro fornecedor.

É neste momento que muitos negócios empacam ou simplesmente não acontecem, por falta de um processo de transformação digital continuado, que neste caso, entende-se como de que forma este contato inicial será conduzido a partir de ferramentas e recursos tecnológicos que trabalhem a favor da empresa para converter este visitante em um potencial cliente.

Neste caso, como poderíamos utilizar recursos tecnológicos para uma transformação digital do processo de prospecção de novos clientes?

Ao entrar em contato pelo site, o e-mail do usuário poderia ser automaticamente cadastrado em uma ferramenta de CRM para lhe notificar desta nova oportunidade e cadastrado também em uma ferramenta de e-mail marketing que poderia enviar ao usuário um e-mail com algum material adicional sobre o negócio.

Outras possibilidades neste contexto seriam de criar abordagens no próprio site para que o usuário preencha um cadastro para receber um diagnóstico sobre o seu problema ou tenha acesso a um canal de chat como o Whatsapp para poder falar prontamente com alguém para tirar uma possível dúvida. Se sua empresa, por exemplo, faz o lançamento de novos produtos com frequência, seria possível ainda, sugerir ao usuário para que ele possa ser notificado em seu celular quando houver uma novidade da empresa.

Somente nesta jornada, conseguiríamos “digitalizar” os processos de oferta de produtos (site), comunicação (e-mail marketing, notificação), vendas (CRM) e relacionamento com o cliente (diagnóstico, chat) promovendo uma transformação digital real que irá otimizar tempo, reduzir investimentos e aumentar as possibilidades de fechar novos negócios, colocando a tecnologia a trabalhar para a sua empresa.

Faz sentido para você?

Então vamos conversar!

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Gabriel Oliveira

Experiência de mais de 18 anos em comunicação, marketing e negócios. Já trabalhou em diversas agências digitais e startups. Atualmente é Diretor de Estratégia na SiriusPrime e atua como Product Owner na startup SpotFinder.