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Como saber quando há oportunidade de criar um novo produto digital?

“Produto digital é todo material comercializado na internet, cujo conteúdo agrega algum valor ao usuário que o compra. É também chamado de infoproduto, já que, por definição, cumpre a função de instruir ou informar o usuário sobre algum assunto específico.” (Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/produto-digital/)

Hoje existem muitas possibilidades de vender pela internet e a criação de produtos digitais, como um novo tipo de serviço ou prospecção comercial, é uma forma inteligente de agregar valor e estreitar o relacionamento com novos clientes.

Um novo produto digital pode ser criado para captar leads, a partir de uma amostra de seu serviço ou para vender uma etapa de sua solução, como um diagnóstico ou treinamento sobre um determinado processo.

A captação de leads pode ser feita de diversas formas, como por exemplo, oferecendo um e-book sobre um assunto de interesse ou vídeo que aborde a resolução de um problema específico, a partir do cadastro de um formulário pelo visitante. Desta forma, o visitante lhe fornece dados sobre o seu interesse em troca de um material que pode lhe ajudar no processo de tomada de decisão, enquanto você recebe informações qualificadas para iniciar um processo de prospecção comercial mais assertivo.

A venda de uma etapa de sua solução é outra possibilidade de uso de um produto digital onde você pode, por exemplo, fornecer um diagnóstico prévio com direcionamento de negócio para o visitante que preencha um formulário com um conjunto de informações. Este tipo de produto digital, dependendo do nível de valor agregado, pode ser vendido a um valor módico, ou mesmo gratuitamente para auxiliar no processo de vendas.

Outra possibilidade, ainda, é oferecer pequenos treinamentos a partir dos serviços oferecidos, em uma trilha de vídeos que podem ser ofertados como um tipo exclusivo de solução. Hoje, existem plataformas de ensino a distância QUE viabilizam de forma prática a criação de treinamentos digitais sem grandes investimentos. Uma das grandes vantagens deste tipo de produto é a possibilidade de escala, de oferecer a uma grande audiência, a um baixo investimento e sem limitação de entrega física.

Independentemente do formato, os produtos digitais podem ser um grande aliado no processo de prospecção comercial ou diversificação de produtos e serviços, atuando como um facilitador que auxilia o cliente na tomada de decisão ou como uma nova fonte de renda para o seu negócio.

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Gabriel Oliveira

Experiência de mais de 18 anos em comunicação, marketing e negócios. Já trabalhou em diversas agências digitais e startups. Atualmente é Diretor de Estratégia na SiriusPrime e atua como Product Owner na startup SpotFinder.